Por Claudia Zardo
Equipe formada principalmente por atletas da OAB Uberlândia representou o Estado de Minas Gerais no IX Campeonato Brasileiro de Futebol dos Advogados e conquistou o segundo lugar. Os jogos aconteceram entre os dias 11 e 14 de dezembro, em Belo Horizonte, nas instalações da Colônia de Férias do Sesc, em Venda Nova e foram promovidos pelas Comissões do Conselho Federal da OAB ligadas ao esporte.
Segundo as regras do Campeonato, apenas uma equipe de cada Estado pode representá-lo. Por ser a detentora do título mineiro de campeã no ano de 2007, Uberlândia adquiriu o direito de organizar em sua totalidade a equipe de Minas Gerais. Em 2008, 11 delegações de Estados brasileiros disputaram as partidas, nas categorias master e jovens.
Na expectativa de disputar o campeonato, o time de Uberlândia vinha se preparando desde janeiro. "A preparação para o campeonato começou no início do ano de 2008, durante os Jogos Mineiros", conta Jaquiel Robison Hammes da Fonseca, um dos três membros da Comissão da OAB Esportes em Uberlândia e integrante do time. A equipe mineira contou com apoio local da Habitual Imobiliária e Carlos Miro Advocacia e foi composta por 11 atletas (advogados) uberlandenses e os demais 11 vieram de outras regiões do Estado.
A competição terminou no dia 14 de dezembro e o jogo final foi disputado na Toca da Raposa, centro esportivo do Cruzeiro Esporte Clube. Por fim, na categoria futebol de grama, a equipe mineira terminou o campeonato em segundo lugar. Destacou-se ainda o atleta de Uberlândia, Rogério Conessa, que obteve premiação como o goleiro menos vazado do campeonato. A equipe que representou o Estado de Goiás foi a campeã neste ano. Em terceiro e quarto lugares, respectivamente, ficaram as equipes do Espírito Santo e do Paraná.